“Conselho Regional de Administração do Acre”

O Conselho Regional de Administração do Acre foi instalado em 1º de março de 2010, tornando-se assim o mais novo Conselho Regional do Sistema CFA/CRAs.

O CRA/AC é uma entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e visa consolidar a sua missão de “Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização do Administrador, em defesa da sociedade acreana”. Para tanto e com o intuito de elevar a eficiência técnico-administrativa, bem como dos mecanismos capazes de incentivar a melhoria dessa eficiência, busca-se promover ações planejadas em parceria com os administradores acreanos, as IES, o SEBRAE, a FIEAC, organizações públicas do estado do Acre e com o CFA.

A instalação do CRA/AC foi uma conquista de todos os administradores acreanos, mas vai muito além do aspecto regional ou da nossa percepção, pois representa o modelo democrático de gestão e que fortalece o sistema do Conselho Federal de Administração.
Hoje, verifica-se que a maioria dos registros do Conselho é de profissionais do setor público. Porém, com a crescente economia do mercado, bem como a construção das hidrelétricas no Rio Madeira, a abertura para o Oceano Pacifico, e, por consequência, ao comércio com países asiáticos, sem dúvida abrirá as portas para novas empresas e novos negócios, e com eles novas exigências. Nesse momento, o exercício da Administração também exigirá novas competências, entre elas habilidades humanas, técnicas e conceituais para o desenvolvimento das organizações, na prospecção de novos negócios, novos produtos e novos mercados.
É para isso que estamos trabalhando e prontos para lutar pela profissão, defendendo seu espaço nos setores público e privado, e exigindo qualidade de ensino e de formação para os jovens administradores.

Fonte: O Sistema CFA-CRAs no Contexto da Administração no Brasil. Organização e texto Clarissa Junqueira Coimbra. – São Paulo: Via Impressa Edições de Arte, 2010.

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

Adm. Rui Feitosa
Presidente
CRA/AC nº 0857
E-mail:  / feitosa.rui@hotmail.com

Adm. Marco Fábio de Sousa Esteves
Vice-Presidente
CRA/AC nº 0746
E-mail: 

Adm. Marcos Frederick Freitas de Lucena
Diretor Administrativo e Financeiro
CRA/AC nº 0178
E-mail: 

Adm. Windson Machado Araújo
Diretor de Fiscalização e Registro
CRA/AC nº 0601
E-mail: 

Adm. Carpeggiani Marciel Brito
Diretor de Desenvolvimento Institucional e Formação Profissional
CRA/AC nº 1561
E-mail: 

. no CRA-

Os cargos de Conselheiros Regionais Efetivos serão preenchidos e exercidos na forma prevista pela legislação vigente.

Os Administradores eleitos Conselheiros Regionais Efetivos serão empossados pelo Presidente do CRA-AC em reunião plenária a ser realizada até 31 de janeiro do ano subseqüente à eleição.

CONSELHEIROS REGIONAIS CRA-AC:

 

Adm. Ana Cristina Ferreira de Araújo

Adm. Ana Paula Lopes Monteiro

Adm. Carpeggiani Marciel Brito

Adm. Denilson Angelim Alves

Adm. Ethiene Cristiana Duarte Aguiar

Adm. Francisco Houseman Ferreira Maia

Adm. Francisca Karen da Silva

Adm. Ianes de Araújo Nogueira

Adm. Marco Fabio de Sousa Esteves

Adm. Marcos Frederick Freitas de Lucena

Adm. Maria de Nazaré Santos da Cunha

Adm. Michel de Menezes Furtado

Adm. Pollyana Rufino de Souza Oliveira

Adm. Rui Feitosa

Adm. Sender Sil Melo Saturnilho

Adm. Thalita Figueiredo de Oliveira

Adm. Windson Machado Araújo

 

AdmAnaCristina.jpg

3º Presidente Eleito do CRA-AC

Período do mandato 2019 á 2020

Adm. Esp. Ana Cristina Ferreira de Araujo – CRA-AC 0131 – Graduada em Administração de Empresas; Especialista em Licitações e Contratos Administrativos; Pós Graduada em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo; Pós Graduada em Didática e Docência do Ensino Superior; Pós Graduada Ensino a Distância. Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Presidente, Pregoeira e Membro da Comissão Permanente de Licitação do TCE/AC, responsável pela elaboração de editais, termos de referências e contratos administrativos; Palestrante e Instrutora de treinamentos abertos e fechados com temas relacionados a área de Licitações e Contratos Administrativos, em organizações públicas e privadas, dentre as quais se destacam: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Acre; Licidata Cursos; JML Eventos; Inove Soluções em Capacitações; FESPAC-Fundação Escola do Servidor do Estado do Acre; IEL/AC-Instituto Euvaldo Lodi, IFAC – Instituto Federal de Ciência e Educação do Acre; UNINORTE; Faculdade da Amazônia Ocidental; Tribunal de Justiça do Estado do Acre; Instituto de Previdência do Acre-RBPREV; INCAP Treinamentos e outros, com experiência na área de licitações há mais de 15 anos; Docente nos cursos de Pós Graduação nas Faculdades FAAO; FAMETA; Faculdade São Lucas/RO; Consultora em Gestão Pública e Empresarial.

AdmFabioMendes.jpg

2º Presidente Eleito do CRA-AC

Período do mandato 2015 á 2018

Adm. Esp. Fábio Mendes Macêdo – CRA-AC 0110 – Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Jurídicas Aplicadas Rio Branco – FIRB (2008); Pós-Graduado em Finanças / Auditoria / Controladoria pela União Educacional do Norte – UNINORTE (2009); MBA Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo – INFOCO (2011); Graduado em Direito – Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO (2015); Consultor e Instrutor nos eixos: Serviços Financeiros e Contábeis, Desenvolvimento Setorial e Gestão da Produção e Qualidade – Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas do Acre – SEBRAE-AC (2013); Convocado como Supervisor Técnico Gestão e Negócios no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, não aceito por incompatibilidade de horário (2013); Instrutor e Palestrante nos eixos: Educação Orçamentária, Inovação e Mundo do Trabalho – Sistema da Indústria do Acre – SESI (Desde 2013); Administrador Público na Secretaria Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre – SEAPROF (Desde 2012), Técnico em Gestão Pública: IDAF / OCA / SESACRE do Estado do Acre (2007 a 2012); Convidado para ser Professor Teoria Geral da Administração pela FAAO, não aceito pela incompatibilidade de tempo (2012); Instrutor Central Universitária (Desde 2012); Conselheiro Estadual Conselho Regional de Administração do Acre CRA-AC (2011 – 2014), Assumindo Diretoria Administrativa / Financeiro 2011 e 2012, Assumindo Diretoria de Marketing em 2014, Assumindo a Presidência para o Biênio 2015 e 2016; Coordenador Administrativo / Financeiro Universidade Paulista Rio Branco – UNIP (2009 a 2010); Tutor na Universidade Paulista Rio Branco – UNIP (2009); Mediador de Cursos e Palestras – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (Desde 2008); Coordenador Administrativo / Financeiro / Recursos Humanos e Qualidade Prumo Construções (2006); Consultorias Administrativas e Financeiras (Desde 2006); Analista de Logística Teleron Celular – VIVO (2005); Estagiário Teleacre Celular – TCO/VIVO (2002 à 2004);

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457324D9


 

AdmMarcosClay.jpg

1º Presidente Eleito do CRA-AC

Período do mandato 2011 á 2014

Adm. Marcos Clay Lucio da Silva – Registo CRA-AC 0003. Brasileiro, casado, formado pela Universidade Barão do Rio Branco – UNINORTE. Laureado com o premio de Honra ao Mérito pelo 1º lugar na Turma de 2006. Especialista em Agronegócios, Contabilidade Publica e Tributária pela FASB/Gama Filho e Gestão de Projetos pela UNINORTE, Foi vice-presidente da Comissão que Instalou o CRA-AC nomeado pelo CFA no período de 01 de março a 31 de dezembro de 2010.

Foi o 1º Presidente Eleito, cuja posse se deu no dia 12/01/2011. Reeleito para o segundo mandato em janeiro de 2013. Atua na vida profissional como Administrador e Perito Judicial junto à 2ª vara cível de Rio Branco; Analista Técnico do SEBRAE (Gestor de Projetos); e Consultor em Gestão Empresarial.

Eleito Conselheiro Federal para o período 2015/2018, onde exerceu a função de Diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos – CRIE e Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem – CPMAE 2015/2016.

Atualmente é vice diretor da CRIE e Coordenador da CPMAE (2017/2018).


 

AdmJoaoCoelho.jpg

Presidente da Comissão de Instalação do CRA-AC

Período do mandato 2010

Adm. João Coelho da Silva Neto – Administrador de Empresas formado pela Universidade de Fortaleza. Especialista e Mestre em Administração Pública. Doutorando em Meio Ambiente pela Universidad de Salamanca (Espanha). Ex Delegado do CRA-RO-AC, Presidente da Comissão de Instalação do CRA-AC no periodo de 01 de março a 31 de dezembro de 2010 nomeado pelo CFA. Foi Conselheiro Federal Eleito(2011/2014). Diretor da ABES Acre – Associação Brasileira de Engenharia de Saneamento e Ambiental. Professor e coordenador do Curso de Graduação em Administração de Empresas da FAMETA e de Cursos de Pós-graduação (ampla experiência em coordenação de cursos). Consultor Organizacional do SEBRAE Acre (Gerente do programa Líder Solidário) e da FIEAC – Federação da Indústria do Estado do Acre. Foi coordenador do Programa de Gestão de Empresas Familiares do IEL – Instituto Euvaldo Lodi. Auditor Ambiental Internacional – EARA/IEMA – Institute Of Environmental Management And Assessment / Coordenado pela Proenco do Brasil Ltda. Membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Representante do Conselho Federal de Administração junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Comitê de Inovação e Tecnologia). Autor do Livro: “Marketing Político: Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais”. Atuações no CFA: Membro da Comissão Especial Mista para aprovação da 591; Membro da Câmara de Formação Profissional; Membro da Comissão de Permanente de Planejamento Estratégico; Membro da Comissão de Qualidade do MEC; Membro da Comissão do Premio Guerreiro Ramos.

Nome: Esp. Adm. ALDENOR DE ASSIS FIESCA CRA-AC Nº 0889
Cargo: GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Nome: Esp. Adm. RAFAEL VICTOR BLEIN JUBE CRA-AC Nº 0974
Cargo: ADMINISTRADOR – FISCAL 

Nome: Esp. LUCINEIDE OLIVEIRA CRISÓSTOMO MOREIRA
Cargo: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO JÚNIOR – RIO BRANCO – AC 

Nome: Esp. AGOSTINHO FERREIRA LIMA NETO
Cargo: ASSISTENTE DE INFORMÁTICA

Nome: LUCIRENE PEREIRA DOS ANJOS
Cargo: AUXILIAR OPERACIONAL

Nome: PAULA RIVANIA PESSOA DA SILVA

Cargo: ESTAGIÁRIA

Nome: JANAINE ARAÚJO DE MOURA

Cargo: ESTAGIÁRIA

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

Seccionais

Delegado Juruá:

Delegado: Adm. Macson de Almeida Rosas
Telefone: (68) 9.9995-4741
E-mail: macsonczs@live.com

Delegado Tarauacá Envira :

Delegado: Adm. Elizaudo Cavalcante Leitão
Telefone: (68) 9.9952-7337
E-mail: elizaudo@gmail.com

Representações: