Você está visualizando atualmente Dia do Administrador é comemorado com a palestra “Gestão Municipal” ministrada pelo Conselheiro do CRA/AC, Adm.Marcus Lucena

Dia do Administrador é comemorado com a palestra “Gestão Municipal” ministrada pelo Conselheiro do CRA/AC, Adm.Marcus Lucena

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Fiscalizacao

Para comemorar o Dia do Administrador, instituído na data da assinatura da Lei nº 4.769 de 09 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão no país, a Delegacia do Conselho Federal de Administração do Acre (CFA/AC) em Cruzeiro do Sul realizou, na noite desta quinta-feira (09), a palestra “Gestão Municipal”, ministrada pelo Administrador Marcus Lucena, Conselheiro e Administrador Financeiro do CRA/AC.

O auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), da Universidade Federal de Brasília (UNB) ficou lotado de acadêmicos dos cursos de Administração das faculdades Uniplan, Ieval e da própria UNB, além de administradores e dos secretários de Administração das prefeituras de Mâncio Lima, Taidison, de Rodrigues Alves, Salatiel Magalhães e de Cruzeiro do Sul, Wilsilene Gadelha.

O delegado do CRA/AC, administrador Macson Rosas, ao destacar a importância da palestra que comemora o Dia do Administrador parabeniza todos os profissionais que prestam seus serviços as empresas do Acre, dos municípios do Juruá e também nas diversas prefeituras ao ressaltar que a função da delegacia é garantir a organização e valorização dos profissionais sendo o elo de comunicação entre o Conselho Regional de Administração que tem sua sede em Rio Branco.

“Quero ressaltar a importância das faculdades que mesmo com a pandemia tem garantido o funcionamento de cursos de Administração para formação dos profissionais. A luta do Conselho é intensa na defesa da categoria e continua e os administradores são profissionais de grande importância para o sucesso dos negócios, eles garantem aos gestores a segurança para conseguir os bons resultados nos negócios e nas gestões”, enfatiza.

Macson Rosas faz um agradecimento especial a presidência do CFA/AC e CRA/AC que garantiram a presença do administrador Marcus Lucena que além de um profissional com perfil atuante na Associação dos Municípios do Acre (AMAC), é projetista destacado e palestrante de sucesso e conhecedor profundo da área. “Ano passado o evento foi por vídeo conferência e agradecemos todos os profissionais e acadêmicos que prestigiaram a palestra deste ano e foram premiados com o conhecimento”, disse.

Ao agradecer as instituições de Ensino Superior que atuam no município Macson Rosas destaca ainda o pioneirismo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá (Ieval) precursor dos cursos de Administração do município e ainda as faculdades Unopar, Uniplan e UNB que se mantém firmes na graduação de profissionais para atuarem com eficiência no mercado de trabalho e área de negócios de Cruzeiro do Sul.

O palestrante, administrador Marcus Lucena é graduado em Administração com Habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Uninorte, em 2007, tem MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Interno (Uninter 2011), é Conselheiro do CRA/AC e ocupou os cargos de Secretário de Planejamento de Senador Guiomard, de chefe do Departamento de Planejamento da Emater/AC e de Coordenador Executivo da AMAC.

Ao cumprimentar os administradores do Acre, de Cruzeiro do Sul e do vale do Juruá pela importante data do Dia do Administrador Marcus Lucena destacou sua alegria em estar mais uma vez em Cruzeiro do Sul ao enfatizar que o Administrador, além de ser um bacharel formado, quando se credencia e cadastra junto ao conselho da classe passa a ter prerrogativas diversas asseguradas pela legislação.

“Num concurso público que ele passe na vaga de administrador o profissional credenciado terá certeza da contratação. Agora mesmo vencemos uma grande batalha contra a PEC 108 que desobrigava aos profissionais da Administração da Contabilidade e da Medicina de pagarem as mensalidades aos Conselhos. Vivemos num país que quando é facultativo ninguém paga e a razão maior era enfraquecer a categoria que tem garantido muitas conquistas a classe”, afirma.

Lucena destaca ainda que a aprovação da PEC traria um grande dano à classe, principalmente na área da Medicina. “Algumas áreas podem não necessitar de Conselho, mas outras como Medicina, Contabilidade e Administração não podem abrir mão de seu Conselho profissional porque sem acompanhamento algumas condutas que não estariam de acordo com   a sociedade correriam o risco de prevalecer”, enfatiza.

Para o Conselheiro quando uma empresa contrata um administrador sem o devido registro no CFA/AC corre um grande risco de trabalhar com uma pessoa sem qualificação que num futuro possa, pela falta de conhecimento de gestão, correr o risco até de falência. “Esse é o cuidado que o CRA/AC tem com a Delegacia de Cruzeiro do Sul de sempre atuar diretamente na organização da classe nos municípios do Juruá”, afirma.

Secretária de Administração da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Wilsilene Gadelha prestigiou a palestra

O secretário de Administração da prefeitura de Mâncio Lima, Taidison Silva, que atua na gestão pública há cinco anos, avalia como muito positiva a iniciativa da Delegacia do CRA/AC, que comemora o Dia da Administração e presenteia os administradores e gestores públicos com uma palestra de excelência para preparar ainda mais a condução dos processos administrativos com esclarecimentos de fundamental importância para o sucesso das gestões.

“É muito importante como gestor público municipal participar de uma palestra deste nível como o palestrante Marcus Lucena que já é nosso conhecido e um exímio profissional da área. Na iniciativa privada o profissional da Administração pode não ser tão valorizado, mas na gestão pública, tema da palestra, é um profissional imprescindível para a condução de forma mais técnica dos processos com os conhecimentos da área para garantir lisura e acertos”, disse.

Salatiel Magalhães, Secretário de Administração da Prefeitura de Rodrigues Alves, ao agradecer ao delegado Regional do Conselho Regional de Administração (CRA) do Acre e ao palestrante Marcus Lucena  que realiza um trabalho de destaque na AMAC e também no CRA/AC e avalia a palestra como muito esclarecedora para os profissionais pela importância do tema Gestão Municipal.

“Uma palestra de grande relevância neste dia que se comemora o Dia do Administrador, tanto para os administradores quanto para os acadêmicos e em nome do prefeito Jailson e do vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães agradeço ao Conselho Regional de Administração do Acre pelo trabalho de qualificação e capacitação dos administradores e outros profissionais do vale do Juruá”, disse.

Fonte: https://www.vozdonorte.com.br/dia-do-administrador-e-comemorado-com-palestra-a-gestao-publica-ministrada-pelo-conselheiro-do-cfc-ac-marcus-lucena-com-apoio-da-delegacia-local-da-entidade/