No momento, você está visualizando Mulheres que inspiram: Gina Valente, conselheira do CRA-AC, se destaca no empreendedorismo e na gestão da saúde no Acre

Mulheres que inspiram: Gina Valente, conselheira do CRA-AC, se destaca no empreendedorismo e na gestão da saúde no Acre

O Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC) se orgulha de contar entre suas conselheiras com mulheres que não apenas representam a profissão, mas também transformam a realidade por meio da liderança e do empreendedorismo. É o caso da administradora Gina Valente, CEO da Univitta e conselheira atuante do CRA-AC, cuja trajetória é marcada por superação, inovação e compromisso com a gestão humanizada.

Empreendedora acreana, Gina é um exemplo de como a Administração pode ser uma ferramenta de transformação social. Sua jornada profissional começou cedo, como vendedora e sacoleira, no setor de moda e acessórios. Com olhar atento às oportunidades e vontade de crescer, ela investiu na formação em Administração de Empresas e, posteriormente, em especializações e MBA, o que a capacitou para estruturar e expandir sua atuação empresarial.

Atualmente, Gina está à frente da Univitta, clínica especializada em gestão de serviços de atendimento médico e perícia técnica na área de segurança do trabalho. Mais que dirigir uma empresa, ela lidera com propósito e visão de futuro. “A Univitta é uma empresa que integra saúde e gestão, oferecendo atendimentos médicos para pacientes que necessitam de exames, mas ainda não passaram por consulta. Além disso, agrego minha experiência como líder e mentora ao serviço de gestão e treinamentos no desenvolvimento humano, proporcionando um atendimento mais completo e qualificado”, destaca.

Em 2022, ela assumiu também a liderança do tradicional Laboratório Dr. Luiz Augusto Batista, com mais de 50 anos de história no Acre. Gina trouxe uma nova gestão, unindo inovação à valorização do legado construído. “Meu objetivo era duplo: honrar o legado de amor pelas análises clínicas, construído ao longo de décadas, e, ao mesmo tempo, trazer inovação e uma nova gestão”, afirma.

Para Gina, empreender é um ato de coragem — especialmente para as mulheres, que enfrentam mais barreiras em um ambiente ainda predominantemente masculino. “Cresci observando o exemplo da minha mãe, uma costureira autônoma, e do meu pai, mecânico na Eletronorte. Esse ambiente despertou em mim a criatividade e a paixão por construir algo significativo. O empreendedorismo não era apenas uma escolha, mas uma forma de vida”, relata.

De acordo com dados atualizados do DataSebrae, as mulheres já representam 42% dos donos de negócios no Brasil. No Acre, esse número também cresceu significativamente: em 2024, 25,1% dos negócios no estado são liderados por mulheres — um avanço expressivo nos últimos dois anos.

O CRA-AC celebra essa representatividade e reafirma seu compromisso com a valorização da mulher administradora. A trajetória de Gina Valente reforça o poder transformador da Administração quando unida à dedicação, ao estudo e à coragem de inovar.

 

Texto: CRA-AC

Fonte de dados: Juruá Comunicação / DataSebrae

Deixe um comentário